quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Na campeã, Luiz Gonzaga é aderecista e paraibano

A alegria toma conta da quadra da escola  Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
A entrada da Unidos da Tijuca - campeã do Carnaval carioca - no sambódromo, na madrugada de segunda-feira (20), trazia preso a uma grua o aderecista Nilo Vitorino. Com uma sanfona na mão, sua missão era nada menos do que representar Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, homenageado pela escola.



Se o cantor era natural de Exu, em Pernambuco, Vitorino lembra que também é nordestino, mas de Ingá, na Paraíba.
"Luiz Gonzaga é um monstro sagrado para os nordestinos e brasileiros. Conheço toda a sua história, seus forrós. Não existe nordestino que não goste de forró", diz.
Vitorino lembra que o momento mais difícil de sua apresentação foi quando subiu na grua, momento em que sentiu um pouco de medo.
"Eu estava preso a ela. No começo foi um pouco tenso, mas depois fui me acostumando. Nem dá para dizer o que a gente sente lá em cima", afirmou.
Ele diz que representar Luiz Gonzaga foi algo que ele nunca imaginou. Vitorino é aderecista da escola e lembra que certo dia, Paulo Barros, que é o carnavalesco da agremiação olhou para ele e disse: "você será o nosso Luiz Gonzaga". E assim nasceu um campeão. "É muita felicidade".
A campeã
A escola de samba Unidos da Tijuca - que ficou em segundo lugar em 2011 - levou o título de campeã no Carnaval carioca de 2012. O samba-enredo O Dia em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão - em homenagem a Luiz Gonzaga - falou sobre a paisagem, solo e vegetação do Sertão. Este foi o segundo título com o carnavalesco Paulo Barros - o primeiro veio em 2010.
A agremiação perdeu apenas um décimo, no quesito alegorias e adereços, somando um total de 299,9 pontos. A Unidos da Tijuca ficou à frente da Salgueiro, em segundo lugar com 299,7 pontos, e da Vila Isabel, na terceira posição com 299,5 pontos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário